sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O que significa raciocínio lógico pra você?


Bom resolvi fazer essa pergunta pelo simples fato deu a ter feito a mim mesma, e por essa semana eu estar pesquisando muito sobre isso, então a minha resposta foi:
- Que ao termos um problema quando dispomos de dados e se depois de examinarmos eles, chegarmos a uma conclusão que aceitamos como certa, concluímos que estivermos raciocinando. Se a conclusão decorre dos dados, o raciocínio é dito lógico.
Essa foi a minha resposta qual seria a sua?

                Tente resolver algumas questões.
1-Três músicos
Três músicos, João, António e Francisco, tocam harpa, violino e piano. Contudo, não se sabe quem toca o quê. Sabe-se que o  António não é o pianista. Mas o pianista ensaia sozinho à Terça  . O João ensaia com o Violoncelista às Quintas. Quem toca o quê?

2- Quatro pontos e três retas
Una estes quatro pontos apenas com três retas, sem levantar o bico do lápis ou da caneta e acabando no ponto onde começou.
                                                .    .
            .    .

Respostas:

1- três músicos
Falta acrescentar que os músicos apenas ensaiam uma vez por semana.
Assim, uma das hipóteses possíveis (só sei esta) é a seguinte:

Pianista: João; Harpista: António; Violoncelista: Francisco.


2-Quatro pontos e três retas
Este exercício, mostra que,por vezes, a solução na vida real de um problema reside fora do contexto dese mesmo problema.

2 comentários:

  1. Estou tentando entender este problema, mas a sua resposta não bate com a minha, por que se o João ensaia as quintas como ele é o pianista? Se o pianista ensaia as terças.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog! xD Dos posts também... To lhe seguindo... Dê uma conferida no cantodalianah.blogspot.com e no jovensjornalistas2012.blogspot.com

    ResponderExcluir